BASF lança Relatório América do Sul 2015

BASFA BASF divulgou recentemtene o seu Relatório América do Sul 2015. O material traz um sumário das atividades regionais da empresa sob a ótica dos três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental. Elaborado de acordo com o International Financial Reporting Standards (IFRS), o conteúdo está disponível no website da empresa. 

O relatório traz entre outros destaques os investimentos realizados pela BASF, como a inauguração do Complexo Acrílico de Camaçari (Bahia/Brasil) e novas fábricas no Complexo Químico de Guaratinguetá (São Paulo/Brasil), além do legado das ações de cocriação desenvolvidas pela empresa em comemoração aos seus 150 anos no mundo, que impactaram 9,3 milhões de pessoas na América do Sul.

“Nos valemos da inovação para atingirmos a melhoria continua e desenvolvermos soluções que aliam sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental”, destaca Ralph Schweens, presidente da BASF para a América do Sul.

Publicado anualmente pela companhia, o documento inclui temas como: investimentos em novas soluções, programas voltados a colaboradores, projetos sociais e o alcance de metas ambientais.

Entre os resultados e projetos apresentados no Relatório América do Sul 2015, estão:

150 anos da BASF no mundo: contou com mais de 50 eventos e atividades em São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Bogotá (Bolívia), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Com base no modelo de cocriação, o objetivo da ação foi promover debates que colaborassem para a construção de ideias que respondessem aos desafios da humanidade nas três frentes trabalhadas pela empresa: alimentação, energia inteligente e vida urbana.

Complexo Acrílico de Camaçari: maior investimento da BASF na América do Sul, foi inaugurado em junho de 2015. As três fábricas instaladas em Camaçari, na Bahia, produzem ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes para o mercado nacional e também para exportação.

Inovação: destaques em diferentes segmentos de atuação da empresa. Agroindústria & Alimentação: lançamento em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Sistema de Produção Cultivance, que contém a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil. Embalagem: ampliação do portfólio Elastollan (TPU, poliuretano termoplástico), tornando o material apto para uso em aplicações que envolvem o contato com alimentos. Automotivo: utilização do plástico Ultramid no painel de automóveis, garantindo que essa parte do veículo seja consideravelmente mais leve do que nos modelos anteriores. Construção: lançamento do produto Suvinil Maxx Rendimento, com fórmula superconcentrada, e da Casa Econômica, idealizada com sistema construtivo isotérmico, solução inovadora para construir com maior rapidez, eficiência, redução de mão de obra, menos resíduos, além de garantir conforto e economia de energia durante o uso da casa.

Programa Equilibre: implementado em 2015, é parte da Estratégia Regional de Recursos Humanos da BASF. O programa oferece condições mais flexíveis em termos de hora e local de trabalho.

Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva: desenvolvido em parceria com a Fundação Espaço ECO (FEE), tem o objetivo de disponibilizar soluções que visam proteger as margens de rios e córregos, beneficiar a biodiversidade nos biomas Mata Atlântica e Cerrado e contribuir com a conservação ambiental nas propriedades agrícolas. Ao apoiar produtores rurais e comunidades na recuperação de áreas, o Programa contribui para a conservação da biodiversidade e a proteção dos recursos hídricos. Em 2015, foram mais de 23 mil árvores plantadas e 61 produtores rurais atendidos.

Foto: Divulgação BASF