BASF investe € 500 milhões em nova fábrica


A BASF construirá em Camaçari, na Bahia, a primeira fábrica de ácido acrílico e superabsorventes da América do Sul, resultado de investimentos superiores superior a € 500 milhões. O Complexo Produtivo de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP) vai assegurar o fornecimento de matéria-prima para diversos produtos, como fraldas, químicos para construção, resinas acrílicas para tintas, tecidos e adesivos, em escala global.



“A BASF é atualmente líder global e regional na cadeia de valor dos acrílicos. Em função do forte crescimento do Brasil, chegou a hora para realizarmos este importante investimento, que irá fortalecer nossa posição de liderança e ratificar nossa confiança no desenvolvimento do mercado sul-americano”, diz Dr. Stefan Marcinowski, membro da Junta Diretiva da BASF SE.



O aporte destinado ao novo investimento é o maior já realizado pela BASF na América do Sul. O Polo de Camaçari foi escolhido em função da disponibilidade de matéria-prima (propeno) e utilidades, fornecidas pela Braskem S.A., a maior indústria química do Brasil e parceira estratégica da BASF neste projeto.



A construção do novo Complexo de Ácido Acrílico começará ainda nesse ano e o início das atividades produtivas está previsto para o quarto trimestre de 2014. Segundo a emrpesa, 230 empregos diretos e 600 indiretos são gerados.



A BASF passará a produzir acrilato de 2-etil-hexila, matéria-prima utilizada nas indústrias de adesivos e tintas especiais, no atual Complexo Químico de Guaratinguetá, São Paulo. Esta também será a primeira fábrica do produto na América do Sul.



 

Basf
Basf