BASF inaugura planta piloto para divisão de tintas

A Divisão de Tintas da BASF investiu € 800 mil em um novo Laboratório de Desenvolvimento de Processos, instalado na maior fábrica de tintas do mundo, em São Bernardo do Campo.

No laboratório, foi implantada uma planta-piloto que simula, em escala reduzida, o processo de fabricação antes da operação em linha de produção. Segundo a companhia, o conceito é pioneiro tanto no mercado brasileiro de tintas, quanto em todas as fábricas de tintas da BASF no mundo. A técnica permitirá melhorias e ganhos financeiros e de tempo, já que será possível detectar possíveis problemas nos processos.

“Nosso objetivo é garantir que o processo de fabricação e o produto tenham um resultado positivo e identifique possíveis falhas antes de ir para a planta industrial”, afirma Carlos Arthur Peixoto, gerente do Laboratório de Desenvolvimento de Processos.

Para operar em condições idênticas a uma planta industrial, o projeto piloto tem, ainda, um sistema de aquisição de dados, supervisão e controle automatizados de última geração, que reduzem consideravelmente o tempo necessário para o estudo. Além disso, o sistema garante otimização do processo químico e permite utilizar os dados no monitoramento do processo fabril. “O produto sai pronto na primeira vez”, explica Peixoto.

Além da Divisão de Tintas Imobiliárias da BASF, o laboratório atende também os outros negócios desse segmento da companhia: Tintas Industriais, Automotivas e Repintura Automotiva.

 

Suvinil
Suvinil