BASF inaugura centro de estudos em Mato Grosso

A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF e a Fundação Rio Verde inauguraram nessa semana no município de Lucas do Rio Verde um Centro Experimental Avançado (CEA), credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De acordo com a companhia química alemã, no local serão conduzidos, principalmente, estudos de eficácia biológica e fitotoxicidade de agroquímicos para o controle de doenças, plantas daninhas e pragas (insetos, nematóides, ácaros) nas principais culturas representativas do cerrado brasileiro, como, por exemplo, a soja, algodão, milho, feijão, arroz dentre outras.

O CEA está instalado na sede da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. A instituição, pioneira no desenvolvimento de pesquisa agrícola no Centro-Oeste brasileiro, tem por função o apoio ao desenvolvimento da agricultura na região por meio da condução de ensaios oficiais para os laudos e praticabilidade agronômica. “A BASF tem investido muito em pesquisa, desenvolvimento e inovações de produtos e soluções para a agricultura, com foco no produtor rural. Nós da Fundação trabalharemos em parceria com a empresa na difusão das tecnologias desenvolvidas no CEA junto aos agricultores da região” afirmou Joci Piccini, presidente da Fundação Rio Verde.

“A instalação do CEA em Lucas do Rio Verde trará benefícios ao entorno da rodovia BR 163, já que desenvolvemos pesquisas qualificadas dentro e para a região Centro-Oeste, além de dar mais agilidade à emissão de laudos para solicitação de registro de produtos”, argumentou Leandro Martins, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para a América Latina. A empresa observa que, além disso, o município está localizado no chamado médio norte mato-grossense, área que dispõe de mais de 2,8 milhões de hectares de soja e 1,2 milhões de hectares de milho de segunda safra, ou seja, uma fronteira agrícola de suma importância para a produção nacional.

A BASF detém seis estações experimentais no mundo. Em Santo Antônio de Posse, no interior de São Paulo, fica localizada a única na América Latina. Porém, no Brasil, além da recém-inaugurada em Lucas do Rio Verde, a companhia possui outros seis centros experimentais avançados de mesma natureza localizados em Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), Ponta Grossa (PR), Bandeirantes (PR) e Santa Bárbara (RS).

Divulgação BASF
Divulgação BASF