BASF está de olho no mercado de biodiesel

Atenta à obrigatoriedade da adição de 5% de biodiesel em combustível a partir deste ano em países como Brasil e Argentina e, ainda, à crescente demanda por diesel no mercado sul americano, a BASF lançou hoje a pedra fundamental de sua nova fábrica de metilato de sódio, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo. O produto é considerado um catalizador para a produção desse combustível verde.


A companhia prevê que aproximadamente 15% da necessidade mundial anual pelo biodiesel – correspondente a cerca de 30 milhões de toneladas -, venham da América do Sul em 2015. “Queremos expandir nossa forte posição”, salienta presidente da divisão de Inorgânicos da BASF, Stefano Pigozzi.


Sem precisar o valor do montante a ser aportado no projeto, a Basf informou que ele envolverá um investimento de capital “de dois dígitos de milhões de euros”. A unidade, que é a segunda fábrica para este produto além da já existente em Ludwigshafen, na Alemanha, terá uma capacidade de produção anual de 60 mil toneladas.


“Este desenvolvimento e o investimento em uma nova unidade produtiva demonstram a importância do biodiesel e o compromisso da empresa com o mercado e esta região”, destaca o presidente da BASF na América do Sul, Dr. Rolf-Dieter Acker.

BASF/Divulgação
BASF/Divulgação