BASF e universidades se juntam em pesquisa


Em colaboração com pesquisadores de universidades renomadas como Harvard, EPFL (Suíça) e Yale, cientistas da BASF desenvolveram um novo processo que produz nanopartículas sem forma definida com solubilidade aumentada. Isto potencializa a absorção eficiente dos medicamentos no corpo humano, por exemplo.


Sem este processo, as moléculas da droga iriam se organizar sob a forma de cristais, que são difíceis de dissolver. Devido à baixa solubilidade, em muitos casos o desenvolvimento de medicamentos inovadores é interrompido.


O time de pesquisa internacional desenvolveu um nebulizador microfluídico para criar uma nanopartícula muito pequena a partir de remédios que são primeiro dissolvidos em um solvente e depois expostos a um fluxo de ar com uma velocidade de 600m por segundo – quase o dobro da velocidade do som.


“O fluxo de ar de alta velocidade permite a rápida evaporação do solvente, que por sua vez não deixa tempo para que as moléculas se organizem na forma de cristal. Elas, portanto, se organizam  aleatoriamente em uma estrutura sem forma e são dez vezes mais fáceis de dissolver”, explica o Dr. Christian Holtze, gerente de pesquisa da BASF.


O processo pode ser aplicado em substâncias orgânicas e inorgânicas, tornando-a atrativa para inúmeras aplicações potenciais. O aumento da solubilidade significa uma maior captação de ingredientes.


Isto é particularmente valioso para a farmacologia, indústria alimentar e para a proteção das culturas.
“Este sistema oferece um bom controle sobre a composição, estrutura e tamanho das partículas, permitindo a formação de um novo material”, diz Esther Amstad, professora na EPFL e atual pesquisadora em Harvard.


Marc Schroeder, pesquisador e chefe do Centro Norte-Americano de Pesquisa em Materiais Avançados da BASF está convencido: “Este marco é resultado de muitos esforços de colaboração entre a indústria e instituições acadêmicas para trabalhar próximo aos desafios científicos. A abordagem interdisciplinar ajudou a encontrar uma explicação científica para a descoberta de um experimento inesperado, permitindo assim potenciais aplicações mais amplas desta tecnologia”.
 

Divulgação BASF
Divulgação BASF