BASF e Monsanto anunciam avanços em parcerias

O grupo químico alemão BASF e a Monsanto, multinacional americana do setor de agronegócio e biotecnologia, anunciaram em conferência anual que 2012 será um ano de avanços e melhorias nos projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento. Alguns produtos já devem entrar em circulação no mercado, como as sementes de milho mais resistentes aos períodos de seca, informaram as empresas.

Alegando tornar a agricultura mais produtiva e rentável de maneira sustentável, a divisão Plant Science da BASF e a Monsanto destacaram duas iniciativas na área de biotecnologia que estão em fase avançadas de desenvolvimento e serão concluídas ainda neste ano: algodão tolerante à seca e sementes de milho de maior rendimento.

O algodão resistente à seca, segundo as companhias, irá proporcionar a redução do uso da água na irrigação. Estão sendo realizados testes em ambientes e situações diversas de plantações de algodão, para estudar a possibilidade de redução permanente do uso da água em algumas fases do processo.

Já o milho de alto rendimento, está sendo projetado para oferecer rendimento adicional aos tipos de milho produzidos pela Monsanto e utilizados pelos agricultores.

A divisão de Proteção de Cultivos da BASF também conta com colaboração da Monsanto para desenvolver formulações melhoradas para um herbicida denominado “dicampa+Roundup”.

O produto, cuja formulação avançou para a terceira fase de desenvolvimento, terá seus testes de uso iniciados no primeiro semestre de 2012, e pretende proporcionar controle para uma grande variedade de ervas daninhas de folha larga.

 

 

 

 

Creative Commons/ Fishhawk
Creative Commons/ Fishhawk