BASF e INEOS criam nova empresa química

A alemã BASF e a empresa química britânica INEOS assinaram um contrato de joint-venture que determina a formação da empresa Styrolution, criada para tornar mais competitivo o negócio de estirênicos, usados principalmente em produtos para casa e escritório.


“Com a assinatura, nós temos agora uma base forte para o estabelecimento da Styrolution, empresa líder global em estirênicos, antes do final do ano. A Styrolution vai entregar a seus clientes ao redor do mundo um serviço ainda melhor, com fornecimento rápido e seguro, bem como produtos de qualidade excelente”, afirmou o Vice-presidente da Junta Diretiva da BASF SE e responsável pelo segmento de Plásticos, Martin Brudermüller.


A joint-venture será líder global no mercado de estirênicos e sua sede será localizada em Frankfurt, na Alemanha. Cada uma das empresas ficará com metade das ações da recém-criada Styrolution.


As duas corporações planejam combinar suas atividades globais dos negócios de resinas termoplásticas de monômero de estireno e acrilonitrila, usadas principalmente nas indústrias automotiva e tecnológica, bem como em produtos utilizados no dia a dia.


As produções locais desse composto da BASF na Alemanha (Ludwigshafen e Schwarzheide), Bélgica (Antwerp), Coréia (Ulsan), Índia (Dahej) e México (Altamira) deverão ser transferidas para a nova empresa.


Além disso, as companhias independentes também serão estabelecidas em outros países, como por exemplo, nos Estados Unidos, Itália, Brasil e China, onde a BASF tem outras atividades nesta área, como marketing e vendas.


“O acordo de joint-venture constrói o caminho para um negócio globalmente competitivo que vai gerar benefícios significativos para os clientes”, afirmou Jim Ratcliffe, presidente da INEOS Capital. O executivo ressalta também a capacidade da nova empresa em atender às necessidades de longo prazo do mercado de mudanças e o seu potencial como grande competidor dos produtores de larga escala da Ásia e do Oriente Médio.


Ambas as empresas continuarão operando independentemente até a total e efetiva conclusão do acordo, esperada ainda para este ano. O negócio está sujeito à aprovação das autoridades antitruste responsáveis.

Divulgação / BASF
Divulgação / BASF