BASF e Embrapa preparam venda de soja transgênica

A BASF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acabam assinar um protocolo de intenções em conjunto com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) para tentar inibir o uso ilegal da semente geneticamente modificada desenvolvida pelas duas empresas.


A primeira soja tolerante a herbicidas com tecnologia brasileira deverá chegar ao mercado nacional para a safra 2012/2013. O documento, assinado nesta quarta-feira (20) em Brasília, tem o objetivo de assegurar que o Sistema de Produção Cultivance®, nome comercial da tecnologia que envolve a soja geneticamente modificada, chegue aos produtores rurais por meio do mercado legal de sementes, maximizando o potencial produtivo das lavouras.


Aprovada para comercialização pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) no final de 2009, o Cultivance® oferecerá aos agricultores um novo sistema capaz de controlar de maneira eficaz um grande número de plantas daninhas.


Segundo nota divulgada pela BASF, a parceria entre a principal entidade representativa do setor de sementes no Brasil, a Embrapa e a  empresa química  “possui poder de ação e sensibilização de empresas de sementes e agricultores em prol da promoção de uma tecnologia brasileira inovadora e de qualidade”.

Divulgação/ BASF
Divulgação/ BASF