BASF e Alpek assinam acordo de transferência


A Alpek e a BASF anunciaram a celebração de contratos em relação às atividades de negócios de EPS (poliestireno expansível) e PU (poliuretano) de sua joint venture Polioles no México, e o negócio de EPS na América do Norte e do Sul, exceto o negócio de Neopor (EPS cinza) da BASF.


A Alpek vai adquirir todas as atividades de negócios de EPS da Polioles, inclusive sua unidade de produção de EPS em Altamira, México. Paralelamente, a BASF irá adquirir as atividades de negócio de PU da Polioles, inclusive alguns bens selecionados na unidade de Lerma (Espanha), assim como os direitos de marketing e venda dos sistemas de PU, isocianatos e polióis. Quando a transação for concluída, a Polioles continuará as operações como uma joint venture Alpek-BASF, com uma carteira que abrange produtos químicos industriais e especialidades químicas.


Nos termos dos acordos, a Alpek também adquirirá as atividades de negócios de EPS da BASF na América do Norte e do Sul. A transação inclui:


* Os canais de venda e distribuição de EPS da BASF na América do Norte e do Sul;


* As unidades de produção de EPS da BASF em Guaratinguetá, Brasil e General Lagos, Argentina;


* O negócio de transformação de EPS da BASF no Chile (Aislapol, S.A.).


A capacidade combinada de todas as unidades de produção de EPS que a Alpek adquirirá é de aproximadamente 230 mil toneladas métricas ao ano. Esses números incluem a unidade de produção da Polioles em Altamira, México, com capacidade de 165 mil toneladas métricas ao ano. Os negócios objetos dos acordos empregam aproximadamente 440 funcionários – 380 no negócio de EPS e 60 no negócio de PU. A maioria desses funcionários continuará em seus cargos, mesmo com a mudança de donos.


A BASF continuará a vender o Neopor a seus clientes nos Estados Unidos, Canadá e América do Sul. A Alpek passará a vender o Neopor para a BASF no México, segundo um acordo de distribuição celebrado com a BASF. Todos os acordos são sujeitos à aprovação das autoridades pertinentes e a transação deve ser concluída no início de 2015.


José de Jesús Valdez, diretor executivo da Alpek afirmou: “Essa transação representa uma oportunidade atraente para a Alpek fortalecer suas operações de EPS no México, expandir sua pegada de EPS nas Américas e consolidar sua carteira de produtos ‘Plásticos e Químicos’. Também reafirma o compromisso da Alpek com a cadeia de valor de EPS, onde continuaremos a oferecer o mais alto padrão de qualidade e serviços para todos os nossos clientes”.


“A aquisição do negócio de PU fortalece muito a abordagem de Materiais de Performance da BASF em prover soluções aos clientes orientadas pela indústria, tanto na América do Norte quanto em nível global. A BASF concentrará seu negócio de EPS em mercados estratégicos na Europa e na Ásia, assim como no negócio de Neopor que é produzido na Alemanha e na Coréia”, disse Raimar Jahn, presidente de Materiais de Performance da BASF. 

Divulgação BASF
Divulgação BASF