Basf constrói casa eficiente no Brasil

A empresa química Basf irá construir sua primeira casa de eficiência energética no Brasil, a CasaE.

A previsão é que o projeto seja edificado em apenas seis meses, somente com a utilização de materiais e tecnologias sustentáveis, que contribuem para a redução do consumo de água, energia e emissões de carbono.

Com a CasaE, a Basf pretende ressaltar a importância da sustentabilidade no mercado da construção, enfatizando a necessidade de moradias acessíveis, do uso de materiais com alta durabilidade, do reaproveitamento de produtos, e da garantia de saúde e conforto.

“Queremos mostrar que o conceito construtivo utilizado na CasaE pode ser utilizado em uma moradia comum, sendo totalmente factível ao mercado. Queremos, aos poucos, transformar a cultura da indústria da construção e de seus consumidores”, diz Alfred Hackenberger, presidente da Basf para a América do Sul.

O sistema construtivo da casa consiste em um painel de cerâmica estrutural e fundação de alvenaria, além de piso e laje executados em placas de poliestireno expandido da BASF, com o Sistema EIFS – Exterior Insulation and Finish Systems. Essas e outras soluções incorporadas à construção da residência proporcionam um isolamento térmico eficiente, capaz de propiciar uma economia de 70% de toda a energia consumida pela casa.

A CasaE estará localizada na Avenida Vicente Rao, na zona sul de São Paulo, e conta com a parceria do escritório de arquitetura Athié Wohnrath para sua concepção.

 

 

Basf/Divulgação
Basf/Divulgação