BASF apresenta novos investimentos em Guaratinguetá

A BASF inaugurou em seu Complexo Químico de Guaratinguetá (SP) uma unidade de produção de vapor e cogeração de energia que tornará mais autossuficiente e sustentável a principal planta do grupo da América do Sul. A nova unidade otimiza em até 15% o custo do vapor, principal insumo energético da empresa, e pode gerar até 2,3 MW de energia elétrica – o equivalente a 25% da demanda atual do site.


Juntamente com o sistema de geração de vapor, a companhia apresentou, nesta terça-feira (12), outras duas novas instalações na planta de Guaratinguetá – um depósito vertical totalmente automatizado e a expansão do Laboratório de Desenvolvimento de Formulações e Analítica de Proteção de Cultivos. Os projetos são resultado de investimentos que somam € 15 milhões.


“A BASF completa 100 anos no Brasil neste ano e tem feito investimentos constantes na região, acompanhando o ritmo do crescimento do País. Os investimentos demonstram nosso foco na gestão de infraestrutura, inovação e excelência”, afirma o presidente da BASF para a América do Sul, Alfred Hackenberger.


Infraestrutura e tecnologia


O novo depósito para armazenagem de produtos possui tecnologia AS/RS (Automático de Armazenagem e Retirada), que torna mais ágeis as operações logísticas. Também foi empregada tecnologia de ponta para atingir a economia de recursos. Segundo Hackenberger, a empresa é a primeira do País a utilizar trans-elevadores dotados de sistemas KERS (Unidade de Energia Recuperativa) nos depósitos. “Entre seus benefícios está a economia de até 20% de energia elétrica consumida no processo”, explica.


A expansão do Laboratório de Desenvolvimento de Formulações e Analítica de Proteção de Cultivos possibilitará o desenvolvimento de produtos mais adequados às características de cada região agrícola.


Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina, Leandro Martins, as pesquisas realizadas no novo laboratório permitirão manter o foco estratégico nos tipos de plantações e especificidades das localidades. A nova estrutura é a mesma utilizada pelos laboratórios de aplicação para produtos de proteção de cultivos na Alemanha e Estados Unidos.


O Complexo Químico de Guaratinguetá é a maior instalação da BASF na América do Sul, com 12 unidades e disponibilização de mais de 1500 produtos para as mais diversas aplicações, atendendo às indústrias dos segmentos têxtil, papel, carpetes, couros, tintas, agricultura, plásticos, estamparias, embalagens, automobilística, entre outras.

Tatiana Lemos
Tatiana Lemos