BASF amplia produção de catalisadores no Brasil

A BASF anunciou nesta segunda-feira (4) que está investindo para ampliar a capacidade de produção de sua fábrica de catalisadores no Brasil, localizada em Indaiatuba (SP).

De acordo com a companhia química alemã, a implementação do Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotivos), voltado para regulamentação do nível de emissões de veículos a diesel, tem impulsionado uma maior necessidade de avançados sistemas de controle de emissões. Nesse sentido, a empresa direcionou um investimento da ordem de sete dígitos em euros para aumentar a sua capacidade de produção e manter o ritmo de atendimento à demanda crescente do mercado.

O investimento para ampliação, segundo a BASF, inclui obras de infraestrutura e equipamentos necessários para fornecer aos clientes o desenvolvimento de tecnologias compatíveis com as aplicações da P7. Isto inclui tecnologias para os catalisadores SCR (Selective Catalytic Reduction), que converte óxido de nitrogênio em água e nitrogênio;  AMOX (Ammonia Oxidation), que remove o excesso de amônia e pode ser adaptado ao sistema SCR; DOC (Diesel Oxidation Catalyst), que remove monóxido de carbono, hidrocarbonetos e material particulado dos veículos a diesel; e CSF (Catalyzed Soot Filter), que reduz as emissões de material particulado de motores a diesel.

“A BASF fornece há muitos anos catalisadores para carros, caminhões e motocicletas para os clientes da América do Sul com sucesso”, afirmou o diretor da divisão de Catalisadores, Jeffrey DeAlmeida. “Nós estamos investindo para atender a demanda de nossos clientes por soluções inovadoras no controle de emissões, incluindo catalisadores para veículos pesados a diesel. Estamos comprometidos em contribuir para o sucesso dos nossos clientes, permitindo que eles atendam regulamentações ambientais cada vez mais rígidas, o que, afinal, significa ar mais limpo para um futuro sustentável.”

“O projeto de ampliação é mais um compromisso do futuro de nossas operações na América do Sul”, complementou o gerente de produção da fábrica de Indaiatuba, Ricardo Gazmenga.

Conforme informações da companhia, a BASF, incluindo joint ventures no Japão e na Coréia, é líder global no fornecimento de tecnologias ambientais para catalisadores para veículos.

Divulgação BASF
Divulgação BASF