Aprovada batata transgênica da BASF

A Comissão Europeia aprovou, nesta terça-feira (2), a “Amflora”, batata geneticamente modificada da BASF. Após 13 anos à espera da liberação, a batata poderá ser cultivada e utilizada para fins industriais. “Nós esperamos que esta decisão seja um marco para outros produtos inovadores que irão promover uma agricultura competitiva e sustentável na Europa”, disse Stefan Marcinowski, membro do Conselho de Administração da BASF.


A “Amflora” fornece amido de alta qualidade e oferece benefícios para uso industrial, como na produção de papel e têxteis. O cultivo deve ser iniciado ainda neste ano na Alemanha, Suécia e República Tcheca.


Pesquisa


Um amido de batata convencional é composto por 80% de amilopectina e 20% de amilose. De acordo com Thorsten Storck, diretor do projeto BASF Plant Science, a primeira substância oferece propriedades como boa adesão. A amilose, por outro lado, prejudica diversas aplicações técnicas. Nessa nova batata, explica Storck, um dos genes envolvidos na formação da amilose foi desativado. Como resultado, a “Amflora” produz apenas a amilopectina.

Divulgação
Divulgação