Allianz investe em energias renováveis

Em 2013, a Allianz Capital Partners (ACP) – plataforma da empresa especializada em investimentos alternativos – aplicou mais de € 400 milhões em nome das seguradoras Allianz na aquisição de nove parques eólicos em quatro mercados europeus, levando o comprometimento total do Grupo em renováveis para mais de € 1,75 bilhão. A ACP alcançou esse montante recentemente com a aquisição do parque eólico de Cottbuser See, com capacidade de 24MW, em Brandenburgo, na Alemanha.

“Estamos satisfeitos com o progresso feito durante o ano de 2013, em um mercado eólico europeu que está se tornando cada vez mais competitivo para investimentos, e o setor de energias renováveis continuará a ser uma das classes de ativos de investimentos alternativos preferenciais da Allianz em 2014. Em termos de mercados, continuaremos a buscar por oportunidades na Alemanha, França e Itália, mas uma expansão geográfica do portfólio pode ser esperada, desde que possa garantir investimentos que ofereçam um perfil risco-benefício aceitável para nossos clientes”, afirma David Jones, diretor de Energia Renovável na ACP.

No início de 2013, o Grupo adquiriu o parque eólico de Dahmen, com capacidade de 76 MW, localizado a aproximadamente 80 km ao sul de Berlim, na Alemanha. Na França, a ACP comprou cinco parques eólicos durante o ano passado, somando a capacidade de 64 MW, em conjunto com a fazenda de Erchie, na Itália, com 30 MW. Além disso, a Allianz se comprometeu a financiar a construção do projeto Maevaara, na Suécia, com capacidade de 72 MW, que deve ficar operacional até o fim de 2014.

Segundo a Allianz, seus ativos em energias renováveis têm uma capacidade total de geração que excede 1.000 MW, capaz de fornecer a quantidade de energia anual necessária para mais de meio milhão de lares europeus – comparável a uma cidade do tamanho de Bruxelas (Bélgica). A Allianz Capital Partner administra um portfólio de 43 parques eólicos e sete solares localizados na França, Alemanha, Itália e Suécia.
 

SXC
SXC