Aliança inaugura terminal retroportuário em Itapoá

A ATM (Aliança Transporte Multimodal), empresa da Aliança Navegação e Logística, inaugurou oficialmente, na quarta-feira (04), 100% das operações do terminal retroportuário localizado a 4 quilômetros do Porto Itapoá, em Santa Catarina, próximo aos principais polos industriais do Sul e Sudeste do Brasil.

Com o terminal retroportuário, a estratégia da empresa é dar uma ênfase maior no negócio terrestre, oferecendo serviços como recebimento, movimentação, armazenamento e reparo de contêineres vazios, armazenagem de carga geral e contêineres cheios, unitização e desunitização de contêineres, monitoramento de contêineres reefers, pesagem, etiquetagem, paletização, além de transporte rodoviário e logística integrada.

A empresa investiu no total R$ 40 milhões, incluindo equipamentos e sistemas de movimentação, com controle de cargas de última geração. O terminal conta com uma área total de 66 mil metros quadrados, com capacidade operacional para 7 mil TEUs, sendo, aproximadamente, 900 TEUs para carga refrigerada.

De acordo com Marcelo Reis, gerente comercial da ATM Transporte Multimodal, com o terminal retroportuário será possível oferecer serviços com custos competitivos, agilidade, pontualidade e foco no negócio do cliente. “Inicialmente, vamos atender apenas ao mercado de Itapoá, porém, no prazo de dois anos, ampliaremos a atuação para outras localidades”, afirma. 

As principais cargas que serão movimentadas no terminal retroportuário são madeira, papel, produtos metalúrgicos, tabaco, arroz, bebidas, resinas e fibras. O executivo ressalta que a partir de janeiro de 2014, está previsto o início da operação como Redex e Armazém Geral.

“As cargas para exportação poderão ser liberadas pela Receita Federal na ATM antes da transferência para zona primária, seguindo diretamente para o embarque. Com o Armazém Geral, além da possibilidade de abertura de filial dentro do terminal, os clientes poderão contar com uma alternativa fiscal mais adequada para a armazenagem e distribuição de suas cargas, gerando uma economia significativa na logística e integrando ainda mais suas operações”, explica o gerente administrativo, Daniel Malta.

Sobre a Aliança Navegação e Logística

Fundada no início da década de 50, a empresa foi adquirida em 1998 pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871. A Aliança movimentou mais de 680 mil TEUs e teve faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2012. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.
 

Divulgação Aliança Navegação e Logística
Divulgação Aliança Navegação e Logística