Alemã Celesio compra 100% da brasileira Panpharma


A distribuidora de medicamentos alemã Celesio anunciou que vai adquirir 49,9% das ações da brasileira Panpharma, empresa do mesmo ramo de atuação, da qual a companhia europeia já tinha 51,1% do controle desde 2009.



Em texto publicado em seu site, a Celesio informa que, na última quinta-feira (26), seus Conselhos Fiscal e de Administração fecharam um acordo com os acionistas minoritários da atacadista brasileira para a compra das ações remanescentes.



A transação deve ser fechada no dia 30 de junho. Após a conclusão do negócio, que ainda vai passar pela aprovação das autoridades antitruste, a Celesio terá o controle de 100% da Panpharma.



“A expansão regional em mercados promissores como o Brasil é um passo fundamental em nosso processo de realinhamento”, afirmou o CEO da companhia alemã, Markus Pinger.



“Esse é o motivo pelo qual nós adquirimos, igualmente, o controle acionário do maior distribuidor brasileiro de medicamentos especializados, o Oncoprod, em outubro de 2011. Com a Panpharma e o Oncoprod, nós agora somos líderes no Brasil na distribuição tanto de medicamentos convencionais quanto especializados. Queremos participar ainda mais do crescimento do mercado brasileiro, e aumentar nossa força competitiva através de soluções logísticas inovadoras e eficientes”, completou o executivo.



Segundo o texto divulgado pela Celesio, o Brasil, com uma fatia de 7% nas vendas totais, já é o 4º maior mercado do grupo, atrás do Reino Unido, da França e da Alemanha.



O informe destaca, ainda, que o mercado farmacêutico brasileiro tem taxas de crescimento anuais de 11%, superando mercados estabelecidos na América do Norte, na Europa Ocidental e no Japão.

SXC
SXC