Agronegócio brasileiro atrai investimentos de empresas


A AGCO, fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas, tem boas perspectivas para o Brasil. Após um início lento devido à seca nos primeiros meses de 2012, condições de colheita melhores, programas de financiamento governamentais atraentes no Brasil e o preço favorável dos grãos estão sustentando a demanda da indústria na América do Sul. “Esperamos que o mercado sul-americano continue saudável, uma vez que os fundamentos agrícolas estão atraentes e a demanda de mercado continua forte”, disse André Carioba, vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO para a América do Sul, em coletiva de imprensa da companhia, nesta semana, em São Paulo. “Abriremos um novo Centro de Distribuição de Peças no próximo ano em Anápolis (GO) para aprimorar o atendimento aos nossos clientes nas regiões norte, nordeste e centro-oeste”, completou.



O plano da companhia é aportar aproximadamente US$ 70 milhões na América do Sul somente neste ano. Os últimos investimentos incluem as plantas de Ribeirão Preto (SP), Mogi das Cruzes (SP), Canoas (RS) e também da Argentina. O maior projeto envolve a planta de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul (Centro de Competência para colheitadeiras na América do Sul, América Central e Caribe), para a conclusão da construção da nova área de pintura com nanotecnologia, incluindo a modernização e implantação de equipamentos para automação da soldagem. Em 2012, a AGCO planeja investir aproximadamente US$ 375 milhões em todo o mundo na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e soluções agrícolas.



Martin Richenhagen, presidente e CEO da AGCO concluiu: “Nosso panorama de longo prazo continua muito bom – tanto na América do Sul quanto em nível mundial. Mais para frente, esperamos o crescimento do consumo mundial de grãos impulsionado pelo crescimento da população mundial e uma mudança na direção de dietas com mais proteína nos países em desenvolvimento. O aumento no consumo de grãos e níveis de estoque mais baixos devem sustentar os preços das commodities e a renda agrícola acima de níveis históricos, gerando uma demanda saudável em nossa indústria.”



A empresa no Brasil

A AGCO fabrica equipamentos agrícolas em seis fábricas brasileiras para o mercado sul-americano. As colheitadeiras são produzidas em Santa Rosa, os equipamentos para cana-de-açúcar são produzidos em Ribeirão Preto e os tratores são produzidos nas fábricas de Mogi das Cruzes e Canoas. Os implementos AGCO são fabricados em Ibirubá (RS) e os equipamentos de armazenagem e produção de proteínas são produzidos em Marau (RS). A AGCO ainda conta com um Centro de Peças localizado em Jundiaí (SP). Em 2011, a empresa gerou aproximadamente 21% de suas vendas na América do Sul e é a líder de mercado no Brasil. Em 2012, e região representou um crescimento de 10% nos primeiros nove meses, e no terceiro trimestre as vendas aumentaram 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

fishhawk
fishhawk