adidas lança o primeiro tênis feito de fibra biodegradável

A adidas revela o primeiro tênis feito com Biosteel®, uma fibra de alta performance completamente natural e biodegradável. O produto foi apresentado durante a conferência Biofabricate em Nova York.

O protótipo do adidas Futurecraft Biofabric feito em parceria com a empresa alemã de biotecnologia AMSilk, possui fibra 15% mais leve do que as sintéticas convencionais, e também é mais forte do que os materiais naturais já disponíveis.

O lançamento dá continuidade às inovações sustentáveis da marca, que começou pela reciclagem de plásticos em parceria com a Parley for the Oceans e agora atravessa uma fronteira totalmente nova ao investir em soluções que trazem a ciência e a natureza como parte das inovações.

“Em um ano de grandes inovações, o anúncio da nossa parceria com a AMSilk, e o lançamento do adidas Futurecraft Biofabric, é mais um passo com o nosso compromisso de redefinir a indústria do esporte”, explica o vice-presidente de criação estratégica da empresa, James Carnes. “Ao usar a fibra Biosteel®, nós atingimos um nível incomparável de sustentabilidade. Isso é um passo pioneiro que vai além de sustentabilidade e chega a um novo território de inovação biônica”, completa.

 “Os tênis de esporte que foram desenvolvidos junto com a adidas são os primeiros produtos do mundo com materiais de alta performance feitos a partir do tecido de biopolímeros. Com esse lançamento, estamos estabelecendo novos padrões em relação à funcionalidade de tecidos renováveis”, destaca o CEO da AMSilk, Jens Klein.

O lançamento acontece em um ano em que a empresa lançou uma série de produtos inovadores. Isso inclui a fibra Futurecraft Tailored, que trouxe técnicas de fabricação revolucionárias que permitem designs exclusivos de calçados e a produção do Futurecraft M.F.G, o primeiro produto criado na revolucionária SPEEDFACTORY da adidas.

Foto: Divulgação adidas