adidas expande programa de logística reversa no Brasil


A adidas anunciou, nesta semana, a expansão do seu programa Pegada Sustentável a todas as 43 lojas da marca no Brasil.  Lançada em janeiro deste ano, até agora a iniciativa era aplicada apenas em suas  lojas e outlets na grande São Paulo e capital paulista. A ação de logística reversa visa minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados esportivos.



Após seis meses de programa em São Paulo, a marca contabilizou 224 doações no estado. “Estamos muito felizes com os resultados iniciais da campanha aqui em São Paulo e acreditamos que será um sucesso em todo o Brasil, não só em quantidade de calçados recolhidos, mas também na conscientização dos consumidores com respeito à reciclagem e ao descarte certo”, afirma Fernando Basualdo, diretor geral da adidas Brasil.



Segundo a empresa, para participar do programa e garantir o descarte adequado, basta o consumidor entregar seu calçado sem condições de uso, de qualquer marca, nas lojas adidas. O cliente deverá assinar um termo de doação do calçado para reciclagem e receberá  um desconto de 5% na compra de outro calçado.



Em comunicado à imprensa, a adidas informa ainda que todos os produtos entregues para reciclagem são encaminhados para uma empresa de logística reversa e gestão ambiental parceira do projeto, que recebe os produtos, descaracteriza-os e os transporta até plantas onde os resíduos são transformados em combustível para alimentar fornos de cimento. Isso possibilita, também de acordo com a adidas, o reaproveitamento integral destes calçados esportivos como fonte energética, substituindo combustível convencional, e com a vantagem de que o co-processamento não gera cinzas nem emissões para o meio ambiente.

Divulgação Adidas
Divulgação Adidas