Abertura de novas empresas desacelera na Alemanha

O ritmo de abertura de novas empresas desacelerou na maioria dos municípios e cidades independentes da Alemanha na comparação entre 2010 e 2011, aponta o mais atual ranking sobre o assunto, divulgado em dezembro pela NUI – Neue Unternehmerische Initiative (Iniciativa de Novos Empreendimentos, na tradução do alemão).

Em 2011, somente 70 dos 412 municípios e cidades livres da Alemanha apresentaram índices de formação de novas empresas maiores do que no ano anterior. Na média, foram abertas 149 empresas para cada dez mil habitantes, contra 159 em 2010.

As regiões mais fortes na criação de novos empreendimentos são as regiões metropolitanas de Frankfurt, no oeste do país, de Munique, ao sul, bem como as cidades de Baden-Baden e Mannheim, que há anos lideram o ranking da NUI. A capital da Renânia do Norte Vestfália, Düsseldorf, foi uma das que melhoraram os índices de 2010 para 2011. A capital federal, Berlim, também vai contra a tendência e registra um aumento nas iniciativas de formação de novas empresas.

Os índices do ranking incluem a fundação de novas empresas e a expansão para novos negócios.  Apenas cerca de metade das aplicações comerciais de 2011 foi classificada como uma nova empresa, enquanto os pedidos de expansão para novos negócios aumentaram.

SXC/Divulgação
SXC/Divulgação