A revolução dos hábitos de mobilidade


O carro está perdendo a sua relevância como símbolo de status, afirmam os especialistas do Grupo Allianz. Levantamento feito pela seguradora apontou que os consumidores de hoje se comportam de uma maneira diferente do que até poucos anos atrás. A urbanização, o aumento dos custos dos combustíveis, a consciência ambiental, o envelhecimento da sociedade e o e-commerce são as causas dessas mudanças.


Além da mobilidade, o novo cenário está criando, em todo o mundo, tendências que vão influenciar pelos próximos anos a forma como nos deslocamos. “As decisões de mobilidade vão incluir cada vez mais questões como a emissão de carbono e a responsabilidade social”, analisa Clem Booth, membro do Conselho do Grupo Allianz e presidente do Conselho de Supervisão da Allianz Global Corporate & Specialty.


A concentração da população em cidades é um dos principais impulsionadores das mudanças. Metade da população do mundo vive em regiões urbanas e este percentual deve chegar a quase dois terços em 20 anos, segundo a ONU. Mas outras mudanças acontecem e devem equilibrar os problemas de circulação.


As pessoas estão diminuindo a quantidade de deslocamentos, por exemplo, como aponta uma pesquisa do Departamento de Transporte do Reino Unido que mostrou que o comércio pela internet reduziu em 10%, em 15 anos, o número de viagens com o objetivo de compras. Assim como os avanços tecnológicos impulsionados pela digitalização estão permitindo que novos serviços surjam.  É o caso do aumento do número de smartphones, que facilitou o uso do car sharing, já que exibe a localização de carros disponíveis e de vagas acessíveis em um mapa, assim como os aplicativos para solicitar taxis, que já oferecem a possibilidade de pagamento via celular.


Segundo a Allianz, as cinco grandes tendências da nova mobilidade são popularização dos carros inteligentes e conectados, massificação do car sharing (carro compartilhado), veículos a preços mais acessíveis, carros perdendo o símbolo de status e trânsito ficando cada vez mais pesado.

SXC
SXC