Empresas brasileiras voltam a investir

As empresas elevaram os investimentos para 8,3% do faturamento líquido no primeiro trimestre deste ano, ante 7,8% no mesmo período de 2009, aponta uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian.


O setor de destaque foi o de serviços, com elevação de 0,9% no investimento em relação ao mesmo período de 2009, atingindo o patamar de 12,6% do faturamento líquido do 1º trimestre do ano de 2010.


As empresas do setor comercial também se recuperam bem, registrando um salto de 1,9% para 2,5% de investimentos do seu faturamento líquido na comparação com o mesmo período do ano passado.


Somente a indústria sofreu perdas. A forte crise financeira internacional freou a demanda mundial e fez com que as exportações caíssem, resultando em uma baixa de 0,1%.


Perspectivas


De acordo com o levantamento, a expectativa para os próximos meses é de que as empresas continuem a investir, embora em menor volume, para garantir o atendimento à expansão da demanda e dar subsídio às atividades de logística e infraestrutura das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

SXC
SXC