Empresas alemãs de médio porte estão otimistas


O segundo maior banco da Alemanha, o Commerzbank, entrevistou 4 mil pequenas e médias empresas e 70 economistas sobre a avaliação do ambiente de negócios e as expectativas de médio prazo. A maioria dessas empresas têm um volume de negócios inferior a 50 milhões de euros (61,5 milhões dólares) por ano. O estudo revela que 53% dos entrevistados estão fazendo planos de longo prazo novamente e estão dispostos a assumir riscos empresariais mais elevados. É uma melhoria significativa do nível atingido em 2012, quando apenas 38% estavam envolvidos em esquemas de negócios de longo prazo.

Mais da metade dos economistas consultados pela pesquisa acreditam que os volumes de investimento são insuficientes. “A perspectiva básica é mais otimista e robusta agora, mas isso não é refletido nas atividades de investimento das empresas. Em comparação com os EUA, as PMEs alemãs mostraram atividades de investimentos fracas desde a virada do milênio”, explica o diretor do Instituto de Pesquisa Econômica de Colônia (IW), Michael Hüther.

Os empresários parecem ter uma opinião diferente. Cerca de 75% deles estão satisfeitos com seus investimentos em manutenção, enquanto 73% estão satisfeitos com os seus investimentos relacionados com o crescimento. Não é uma questão de recursos financeiros, já que apenas 17% dos inquiridos dizem que estão tendo problemas de financiamento e dois terços têm a intenção de fazer investimentos necessários utilizar empréstimos bancários.

“Muitas empresas estão usando apenas parcialmente suas linhas de crédito”, queixa-se o Executivo sênior do Commerzbank, Markus Beumer. “Nós observamos que as empresas têm identificado poucos projetos de investimento atraentes no mercado interno e, portanto, preferem colocar seu dinheiro em projetos no exterior.”
 


Com informações da Deutsche Welle

SXC
SXC