Embraer prevê novos modelos de aviões para 2011

A Embraer planeja apresentar novos modelos de aeronaves em 12 a 18 meses, incluindo o maior jato já produzido pela empresa, afirmou um executivo da empresa, nesta segunda-feira (1). 


Mauro Kern, vice-presidente executivo da empresa para aviões comerciais, também disse à Reuters que a empresa espera vender mais aviões comerciais em 2010 do que em 2009. “Um E-jet um pouco maior que o modelo 195 é um dos conceitos que estamos estudando”, disse Kern em Cingapura, em uma feira do setor.


“Mas não há decisão sobre lançamento por enquanto. A melhor estimativa para uma decisão sobre algo novo é talvez entre 12 e 18 meses”, acrescentou. A Embraer é a terceira maior fabricante mundial de aviões depois da Airbus e da Boeing, e fabrica jatos regionais, empresariais e aeronaves militares.


Quando perguntado se as vendas de jatos comerciais em 2010 voltarão aos níveis de 2008, quando a empresa vendeu mais de 100, Kern disse: “Não em 2010, mas talvez em 2011.” “Levará talvez dois ou três anos para retornarmos ao nível pré-crise, se chegarmos a recuperar esse patamar.”


A empresa vendeu cerca de 30 jatos comerciais no ano passado. A carteira de pedidos firmes da Embraer chegou a US$ 16,6 bilhões no fim de 2009. O setor aéreo aproxima-se da feira de aviação de Cingapura, primeiro grande evento da indústria este ano, com otimismo cauteloso.

Divulgação/Embraer
Divulgação/Embraer