Economia alemã crescerá 2,2% em 2011

O crescimento da economia alemã em 2011 deverá ficar em torno de 2,2%, calcula o Instituto de Pesquisas Econômicas de Berlim – DIW (Deutsche Institut für Wirtschafts forschung Berlin). Já em 2012, chegará a 1,3%. Segundo o especialista em conjuntura do DIW Berlin, Ferdinand Fichtner, “em 2010 o crescimento chegou a 3,7%. Isso não vai se repetir nos próximos anos”. Para ele, o resultado do ano passado foi influenciado pelo efeito da recuperação após crise financeira mundial. Nos próximos anos, esse fator não desempenhará um papel importante na conjuntura.


A economia do país será apoiada, no ano de 2011, pelo comércio exterior e pelos investimentos em construção e equipamentos, aponta o DIW. O consumo privado também impulsionará o crescimento, devido à diminuição do desemprego na Alemanha registrada no ano passado.


O comércio exterior, que em 2010 teve aumento de 20%, deverá liderar a economia nesse ano. Os principais responsáveis por esse resultado são os países em desenvolvimento que importam 20% dos produtos alemães.


Apesar dos bons resultados, a dívida do Estado continuará em lento crescimento. Para o Instituto, em 2011 e 2012, ela estará ao redor de 2,4% e 2,1% do PIB alemão. Como conseqüência disso, não haverá nos próximos anos qualquer redução nos impostos.


O Instituto ainda criticou as atuais medidas para resolução da crise financeira europeia. O presidente do DIW, Klaus F. Zimmermann, declarou que “a única forma de superar a crise europeia é a formação de mecanismos com regras claras de controle fiscal feito por uma instituição independente”. Ele defende também que “as dívidas dos países em pior situação devem ser quitadas através de credores privados e não com o aumento de impostos”.

Thomas Imophotothek
Thomas Imophotothek