Drive da Siemens é exclusivo para uso offshore

Divulgação Siemens

A Siemens lançou no mercado mundial um novo drive desenvolvido exclusivamente para uso offshore. O equipamento, que foi criado no centro de competência da empresa em Jundiaí (SP), pode ser usado em plataformas marítimas e é capaz de operar diante das mais severas condições enfrentadas neste ambiente.

A linha SINAMICS da Siemens já era reconhecida pelo mercado como a melhor opção em drives para condições adversas. Entretanto, o mercado offshore, especialmente para as plataformas de petróleo, exige equipamentos ainda mais robustos.

Para atender as demandas do mercado, a companhia passou dois anos desenvolvendo o novo SINAMICS PERFECT HARMONY 6SR4 FP, um conversor de frequência (drive) para uso em alto mar. O equipamento recebeu uma série de melhorias especiais para suportar a severidade das condições do ambiente, como uma pintura especial, elementos de fixação em aço inoxidável, e cabos livres de halogênio.

A Siemens já produzia equipamentos para uso nestas situações, porém eles eram adaptados para cada projeto. Esta experiência comprovada no mercado offshore de óleo e gás foi crucial para o desenvolvimento desta nova solução, que aumenta a segurança das operações de extração marítima de petróleo.

“O projeto trouxe diversos desafios desde o princípio, mas com uma equipe dedicada e multidisciplinar, conseguimos superar cada obstáculo para apresentar um produto sólido e extremamente confiável”, diz André Silva, responsável pelo projeto na Siemens do Brasil. Com a consolidação deste projeto, a fábrica de conversores da empresa em Jundiaí passa a ser a referência e a responsável pelo desenvolvimento deste produto para todos os projetos da empresa no mundo.

“O Brasil tem um potencial enorme para a aplicação deste produto, tanto pelos investimentos previstos para a exploração do pré-sal, com diversas plataformas planejadas, como pela atualização das plataformas já existentes”, explica o gerente de produto da Siemens Maurício Frutuoso. “Além disso, a companhia atua de forma global no mercado de óleo e gás, e vemos um potencial enorme para exportação deste produto a partir do Brasil para todo o mundo”, completa.

Foto: Divulgação Siemens