Diminui o número de start-ups na Alemanha

Cada vez menos pessoas estão dispostas a investir em um novo negócio na Alemanha e, em 2012, a quantidade de novas empresas não deve chegar a 400 mil, concluiu o “Relatório sobre o Empreendedor” da Confederação das Câmaras Alemã (DIHK, na sigla no alemão). Esse é o menor número de start-ups desde a reunificação alemã.

“Na Alemanha, o interesse em empreender está chegando ao seu nível mais baixo”, afirmou o presidente do DIHK, Hans Heinrich Driftmann. Segundo ele, essa situação deve-se principalmente ao positivo desenvolvimento do mercado de trabalho alemão.

Para tornar start-ups mais atraentes é preciso diminuir a burocracia para novos empreendedores, além de estimular o mercado de private equity. Além disso, segundo Driftmann, há necessidade de fortalecer o tema “empreendedor” nas escolas e universidades.

Por outro lado, o número de mulheres interessadas em iniciar o seu próprio negócio vem aumentando nos últimos anos. Conforme o relatório, desde 2002 o público feminino passou de 33% para 41% dos profissionais que contatam a instituição para se informar sobre a criação de novas empresas.