Diálogo com Mercosul é tema da Cúpula Brasil-UE

A retomada das negociações entre Mercosul e União Europeia (UE) foi o tema central das discussões da Cúpula que reuniu o Brasil e dirigentes do bloco europeu nesta quarta-feira (14), em Brasília.


O progresso do diálogo, entretanto é lento, já que países como França, Polônia e Irlanda se mostram relutantes em aprovar uma liberalização comercial entre os dois blocos – medida que afetaria diretamente seus produtores agrícolas.


A Espanha e a Itália se mostram mais receptivos às conversas. Em entrevista a agências internacionais, Miguel Jorge, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, declarou que esse apoio não será suficiente para superar o atual ambiente político europeu de crise. “Os agricultores sempre são muito fortes, especialmente na França. E na crise esse cenário fica pior”, afirmou.


José Manuel Barroso, Presidente da Comissão Europeia, também deu a entender que as negociações entre os dois blocos não serão fáceis. “São 27 países na União Europeia. Por isso, esperamos que o Mercosul avance com uma oferta que também corresponda a nossas ambições”, declarou.


Aviação


A cooperação entre Brasil e União Europeia na realização de negócios entre a Embraer e países do bloco, questão que estava suspensa desde 2004, também foi discutida durante a Cúpula.


Como resultado, um acordo entre as duas partes foi firmado no setor de segurança aérea e aviação civil. Segundo com Barroso, “esses acordos vão proporcionar que mais companhias aéreas voem para o Brasil e maior intercâmbio de produtos aeronáuticos”. 

Comissão Europeia
Comissão Europeia