DHL Brasil anuncia planos para o setor de energia

A DHL, empresa de origem alemã dos segmentos de logística e remessas expressas, anunciou na segunda-feira (3) suas pretensões para o Brasil nos próximos anos no segmento de energia. Segundo o diretor industrial de projetos Oil & Energy, Thiago Aracema, a expectativa é que os negócios cresçam em 30% e que a companhia figure entre as três maiores fornecedoras de logística para a indústria do setor até o final de 2012, além de triplicar o faturamento na área até 2015 no País.

Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) indicam que nos últimos 10 anos houve um crescimento de 350% da indústria brasileira de petróleo e gás, na qual a DHL concentra suas principais apostas para o futuro.

A procura mundial por energia, segundo estudos da World Energy, entidade que consolida informações sobre o setor, deve crescer 1,5% ao ano até 2030, com aumento global de 40%. Entre 2010 e 2015, o crescimento anual fechará na casa de 2,5%, num período mais acelerado.

Esse cenário despertou o interesse da DHL, sobretudo no apoio logístico às empresas de extração de petróleo e gás em suas operações offshore (em alto mar). Os planos da empresa incluem o estabelecimento de bases de gerenciamento no continente, contribuindo em terra para as atividades das plataformas instaladas a quilômetros da costa.

Os serviços oferecidos, nesse caso, envolveriam as áreas de Supply Chain e Global Forwarding, duas das três unidades de negócios da DHL. Essas áreas são responsáveis, em linhas gerais, por armazenagem, distribuição e questões de frete. “Queremos ampliar a participação nos contratos de logística internacional para que envolvam equipamentos e máquinas de grande porte para instalação e construção dos estaleiros e, posteriormente, a movimentação de insumos, controle de inventário e armazém”, explica Aracema.

A efetivação desses projetos, no entanto, depende da assinatura de contratos e, principalmente, da abertura de licitações para atendimento à Petrobras, estatal que domina o mercado de petróleo e gás no Brasil.

A DHL não informou, no entanto, quanto pretende investir no País nos próximos anos. Hoje, sua atuação na área de logística para o setor de energia brasileiro se concentra no transporte internacional e local de equipamentos por vias multimodais (aéreo, terrestre, marítimo e ferroviário), além do serviço de gestão logística. No mundo, a divisão de Oil & Energy da DHL está presente no Mar Cáspio, no Oeste Africano, no Oriente Médio, na América do Norte e também na Venezuela.

Inovação

Na Alemanha, onde fica a sede da empresa, a DHL estabeleceu o seu Centro de Inovação. Desde 2007, o prédio instalado na região do aeroporto de Colônia/Bonn abriga cientistas, engenheiros e outros profissionais focados na busca por melhores soluções de logística. Como parte dos objetivos está também a redução em 30% da emissão total de carbono do grupo até o final de 2020.

DHL - Divulgação
DHL – Divulgação