Deutsche Bank prevê recessão na zona do euro


As perspectivas para a economia mundial no próximo ano são “sombrias”, sobretudo na Europa, de acordo com o Deutsche Bank (DB). Segundo o banco alemão, os cortes das taxas de juros pelos bancos centrais e dos gastos públicos nos países da zona do euro, necessários para reorganizar as dívidas públicas, devem frear a economia e colocar os países em uma recessão.



Em 2012, a economia europeia deve sofrer um recuo de 0,5% e, para a Alemanha, o banco prevê estagnação. “A redução no ritmo da economia dos Estados Unidos também irá afetar os países emergentes. E a economia alemã não poderá escapar dessa conjuntura externa, devido ao seu caráter exportador”, afirmou o economista chefe do DB para pesquisas internacionais e macroeconomia, Stefan Schneider.



As estimativas do Banco indicam, no entanto, uma situação menos grave fora da Europa. A economia global deverá crescer 3,5% e a dos EUA, 2,3%. A Ásia terá apenas uma leve redução na comparação com este ano, mas ainda crescerá 7,2%.



Porém, o clima de instabilidade não deverá se estender ao longo de todo o ano. Segundo o chefe global para investimentos privados e empresariais do Deutsche Bank, Ulrich Stephan, as incertezas econômicas e a volatilidade serão sentidas fortemente no início de 2012. “Ao longo do ano, esperamos uma melhora da situação e, consequentemente, uma tendência positiva para os mercados acionários globais”, avalia.



 

DB
DB