Deloitte discute ascensão latino-americana


Segundo o relatório “América latina em ascensão: como empresas da região se tornam líderes globais” divulgado pela Deloitte, a região se torna cada vez expressiva na economia mundial. Isso posto, a empresa realizou um estudo aprofundado da trajetória para o crescimento internacional das corporações latino-americanas, a fim de ajudá-las a capitalizar oportunidades de crescimento dentro e fora da região. Além disso, auxiliar empresas de fora a estabelecer posições sólidas e operar de forma mais eficaz no mercado latino-americano.  


Os dados mostram que 70% da receita produzida pelas 500 maiores empresas na América Latina é gerada por empresas com sede na região, o que difere do senso comum de que são as multinacionais globais responsáveis por esta movimentação.


De acordo com a Deloitte, a pesquisa foca no exame das principais práticas gerenciais, competências organizacionais e os fatores de crescimento para empresas latino-americanas bem-sucedidas. O relatório teve como base as companhias presentes no ranking das 500 maiores empresas da América Latina da revista Latin Trade (Latin Trade Top 500), nas seis principais economias latino-americanas: Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru.


Após um processo seletivo, a Deloitte se deteve nas 57 empresas de maior expressão no mercado da região, traçando cinco fatores e competências essenciais para a expansão de mercado de uma companhia local:


·         Disponibilidade e retenção de altos executivos qualificados para conduzir expansões e operações internacionais;


·         Acesso a mercados de capitais e financiamento;


·         Posição na liderança de mercado no país de origem;


·         Capacidade de realizar aquisições internacionais e joint ventures;


·         Uso das principais práticas de governança corporativa.


Conclusão


Segundo a companhia, o relatório não é uma fórmula mágica para o sucesso. Entretanto, os cinco fatores traçados representam medidas que podem potencialmente melhorar o desempenho das companhias que atuam no mercado da América Latina e servem de orientação para as Latinas Globais que desejam se estabilizar no cenário internacional e para as empresas internacionais que já atuam ou desejam atuar na economia da região.


Para acessar a pesquisa, clique aqui

SXC
SXC