Delegação de Sarre busca oportunidades no Brasil


Uma delegação do Estado alemão do Sarre (Saarland) visitará São Paulo entre os dias 24 e 28 de outubro, em busca de novas oportunidades de negócio.



Chefiada pelo Secretário do Ministério de Economia e Ciência de Sarre, Peter Hauptmann, a delegação, formada por representantes de instituições e empresas de tecnologia e desenvolvimento, visa identificar chances no mercado brasileiro e contatar potenciais parceiros.



Além de visitar a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, o programa do grupo inclui visitas ao 18º Salão Internacional do Transporte (FENATRAN), assim como às plantas da Volkswagen e da MAN.



"Constatamos que o mercado brasileiro é tão grande que é praticamente autossuficiente. Seguindo a estratégia de nichos que adotamos há alguns anos, para nós o importante é nos tornarmos parceiros confiáveis para diferentes setores industriais”, explicou Hauptmann.



A prioridade dos empresários alemães está voltada aos setores automotivo, engenharia mecânica e de produção para os quais, segundo o secretário, os empresários de Sarre podem oferecer sua competência tecnológica em gestão de processos, materiais e engenharia industrial para a produção, mas também para o tratamento de superfícies. "A concorrência aqui no País está crescendo. Os fornecedores brasileiros terão que disputar, cada vez mais, o mercado com novos players e neste caso, podemos ajudá-los", ressaltou ele.



Segundo Hauptmann, também existe a possibilidade de parcerias na área de qualificação de mão de obra para essas indústrias, uma vez que o Centro de Mecatrônica e Tecnologia de Automação (ZeMA, sigla em alemão), localizado no Sarre, oferece cursos de formação e especialização para técnicos e até engenheiros nessas áreas. "Há uma grande demanda por esses profissionais, tanto no Brasil quanto na Alemanha. Nesse sentido, podemos atuar como um prestador de serviços para a indústria em geral", declarou Hauptmann.



A agenda da delegação inclui também uma visita ao projeto Fazenda SAAR-Brasil no interior de São Paulo, uma iniciativa de um grupo alemão para promover o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável na região de Cabreúva e Itú.

Divulgação / Saarland.de
Divulgação / Saarland.de