Dachser apresentou crescimento em 2016

ELS-truck-streetA Dachser continuou a crescer no ano fiscal de 2016, gerando uma receita bruta consolidada de aproximadamente 5,71 bilhões de euros – representando um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior. O número de remessas cresceu 2,4% para 80.0 milhões e a tonelagem cresceu 2,4% para 38,2 milhões de toneladas métricas. Esse crescimento foi gerado pelo transporte terrestre europeu e também pela logística de alimentos. “Apesar da volatilidade da economia global, nós conseguimos manter nossa posição estável no mercado através de um crescimento orgânico nos mesmos níveis do ano anterior enquanto desenvolvemos, simultaneamente, soluções para o mercado de amanhã,” diz Bernhard Simon, CEO da Dachser.

Desenvolvimento de negócios em setores específicos

Na área de negócios da Logística Terrestre, que equivale a 75% da renda total da empresa, a linha European Logistics (EL) foi beneficiada pela consistente estratégia de exportação, o que resultou em um aumento de 2,4% na receita bruta, chegando a 3,5 bilhões de euros. As remessas e tonelagem aumentaram 2,2 e 2,3%, respectivamente. “Nossas organizações nacionais foram muito beneficiadas pela grande demanda por transporte transnacional no mercado europeu. No que diz respeito a troca de bens de consumo, a Europa é e continuará a ser estreitamente interligada,” comenta Simon.

A Logística de Alimentos da Dachser mais uma vez alcançou maior crescimento, com lucro de 9,5% chegando a 812 milhões de euros. Esse crescimento foi sustentando primeiramente pelo forte mercado de bens de consumo da Alemanha. O segundo componente desse sucesso é a Rede de Alimentos Europeia para transporte transnacional.

Na área de Air & Sea Logistics da Dachser, houve uma queda de 3% na renda, passando a 1,54 bilhões de euros, enquanto o número de remessas permaneceu constante. A queda no lucro foi devido a baixa tarifa de fretes internacionais, especialmente do transporte marítimo, e aos efeitos negativos do câmbio.

Nesse segmento, a Dachser oferece supply chains em todo mundo, rotas estreitamente conectadas com o transporte terrestre na Europa e sistemas de TI uniformes. A empresa também tem a meta de atrair clientes fora da Europa ao expandir as operações de transporte intra-asiático e através do crescimento orgânico de suas redes nas Américas.

Investimentos em redes e em pesquisa e desenvolvimento

A Dachser aumentou o volume dos seus investimentos planejados de 125 milhões de euros em 2016 para 177 milhões de euros em 2017. O foco principal está na expansão das localizações da rede, sistemas de TI e pesquisa e desenvolvimento. “Nós estamos estudando intensivamente todos os aspectos das soluções de logística do futuro e em que medida elas podem ser digitalizadas. Lançamos processos de inovação para todo o grupo em vários níveis com o propósito de manter seu papel pioneiro na indústria,” enfatiza Simon.

A provedora de logística também está investindo na expansão de seus serviços de logística contratual, criando mais de 350.000 metros quadrados extras de espaços de armazenagem, disponibilizando espaço para mais de 300.000 paletes apenas nos últimos dois anos. A empresa pode agora oferecer a seus clientes mais de dois milhões de espaços de paletes e quase 200 armazéns em quatro continentes.

Foto: Divulgação Dachser