Custos com mão-de-obra diminuem na Alemanha

Dados divulgados pela Agência Federal de Estatísticas da Alemanha (Destatis) revelam que os custos com mão-de-obra caíram 0,5% na Alemanha de julho a setembro de 2010 em comparação com o trimestre anterior. Os gastos com benefícios de funcionários, como vale transporte, alimentação, entre outros, também recuaram 0,3% nesse período.


Em geral, as empresas de outros países da Europa desembolsam 1,6% a mais com salários do que as companhias alemãs. Os baixos custos com mão-de-obra aliados à alta qualidade dos produtos alemães fortalecem a competitividade do país no exterior e resultam em aumento de vendas.


Em outubro desse ano, a Alemanha registrou um incremento de 4,1% na sua receita, impulsionado principalmente pelas exportações, que tiveram alta de 16,7% ante o mês anterior. Os negócios com clientes domésticos também cresceram 8,9% no período analisado. Os maiores beneficiados foram os fabricantes de automóveis e peças automotivas. O setor registrou alta de 8,6% nas vendas, cuja maior demanda foi originada pelo mercado interno.


Em nota, o Destatis enfatiza ainda que as exportações continuam sendo um pilar importante da prosperidade econômica do país, mas que a tendência é que a demanda interna continue a alavancar as vendas.

REGIERUNGonline / Ulf Dieter
REGIERUNGonline / Ulf Dieter