Cúpula entre Brasil e UE acontece nesta quarta

Chefes de Estado da União Europeia (UE) e do Brasil se encontram nesta quarta-feira (14), em Brasília, para a IV Cúpula Brasil – União Europeia.


A reunião acontece anualmente desde que uma Parceria Estratégica foi firmada pelas duas partes em Lisboa, em 2007. O acordo se baseia em um conjunto de iniciativas que reforçam as relações bilaterais e promovem os Direitos Humanos.


Em pauta estão temas como mudanças climáticas, energia sustentável, reformas econômicas propostas pelo G-20 (grupo que reúne os países industrializados e os emergentes), a luta contra a pobreza, a prosperidade e estabilidade da América Latina e o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).


Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estarão presentes Herman Van Rompuy, presidente da UE e José Manuel Durão Barroso, líder da Comissão Europeia.


O intercâmbio comercial entre o Brasil e a União Europeia somaram € 32.3 bilhões em 2007, segundo dados da Comissão Europeia.


 

Divulgação / Comissão Europeia
Divulgação / Comissão Europeia