Cúpula do G20 considera reuniões satisfatórias

   A reunião de cúpula do G20 em Seul terminou, nesta sexta-feira (12), com um Plano de Ação que inclui regras mais rígidas aos Bancos, a reforma do Fundo Monetário Internacional (FMI) e a impulsão do comércio mundial.


    A Chanceler alemã Angela Merkel declarou que “o sentimento de cooperação entre os países ajudou na finalização das metas”. Um dos assuntos mais importantes discutidos foi a finalização da Rodada de Doha, que visa diminuir as barreiras comerciais para os países emergentes. “O protecionismo coloca o crescimento da economia mundial em perigo, enquanto o livre comércio entre as nações o impulsiona”, afirmou Merkel.


   Essa decisão responde aos apelos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pediu aos membros da cúpula, nesse último dia do encontro, a busca por um maior equilíbrio na economia.


   Com relação às taxas de câmbio, ainda não houve um consenso. Porém, o presidente da comissão europeia, José Manuel Barroso, declarou que os líderes acordaram em modificá-las baseando-se no mercado, aumentando assim a flexibilidade e a competição.

REGIERUNGonline/Kugler
REGIERUNGonline/Kugler