Crescimento econômico alemão supera expectativas

A economia alemã ainda está experimentando uma forte recuperação, mostrou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica de Renânia do Norte Vestfália (NRW). A entidade elevou para 3,7% a previsão de crescimento econômico do país em 2011, ao contrário dos 2,9% previstos em março deste ano. No entanto, esse desenvolvimento deve sofrer um recuo em 2012, com a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) prevista em 2,3%.


Sobretudo o fortalecimento da economia interna é responsável pelo resultado positivo. “A expansão ainda é dirigida pelas exportações, mas cada vez mais pela demanda doméstica”, concluiu a pesquisa. Desde o início do ano, os principais impulsionadores da economia alemã são os investimentos em equipamentos e construção civil, setores que mais se beneficiaram da atual baixa taxa de juros.


A situação também é favorável para o mercado de trabalho. A taxa emprego deve aumentar 1,2% neste ano, enquanto o número de desempregados chegará a 2.650 em 2012. No entanto, alguns setores da economia poderão sofrer com a falta de mão de obra qualificada, como já vem ocorrendo no país. Outro resultado desse desenvolvimento é o aumento salarial para algumas categorias profissionais.


No entanto, o instituto alerta que as consequências da crise financeira, a crise da dívida Europeia, as questões fiscais nos Estados Unidos e o aumento da inflação representam “riscos significativos” para o crescimento da economia nacional.

SXC
SXC