Consumo de produtos importados cresce no País


De cada cinco produtos consumidos no Brasil em 2011, um foi importado, estima a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Um estudo feito pela entidade, divulgado nesta segunda-feira (19), constatou que a participação dos bens importados no consumo doméstico de produtos industriais atingiu um novo recorde histórico, somando 19,8% no ano passado, ante 17,8% em 2010.



O índice atingiu o maior nível dos últimos 16 anos, quando começou a ser medido pela CNI. O maior aumento foi verificado no setor de informática, eletrônicos e ópticos, que saiu de 45,4% para 51%, seguido por derivados de petróleo e combustível (de 17,8% para 23,3%); e máquinas e equipamentos (de 32,5% para 36,8%).



A participação de matérias primas, máquinas e equipamentos importados na indústria brasileira também bateu recorde, com 21,7% em 2011. O valor foi 2,6 pontos percentuais maior que em 2010 e 0,4 ponto percentual acima do registrado em 2008, ano do recorde anterior da série. Para 24 dos 27 setores analisados, houve aumento nesse coeficiente. Os segmentos de informática, eletrônicos e ópticos foram também os que tiveram a maior alta de consumo de importados na produção, alcançando 76,7% do total de insumos usados no ano passado.



Para o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, o recorde no coeficiente de penetração das importações é atribuído à valorização cambial, ao consumo interno, aos incentivos do ICMS às importações e aos chamados custos sistêmicos, como a elevada carga tributária, a infraestrutura deficiente e os juros altos.  Ele prevê que a participação dos produtos importados no consumo dos brasileiros aumente ainda mais em 2012. “Se nada for feito para atenuar os custos sistêmicos, o quadro deve se agravar, com o crescimento da economia sendo limitado pelo baixo desempenho da indústria este ano”, assinalou.

sxc
sxc