Consumidores estão otimistas com a economia mundial

Uma pesquisa conduzida em 24 países pela Ipsos, empresa especializada em pesquisa de mercado e interpretação de dados, revela que os consumidores estão otimistas com a economia mundial. Entre os entrevistados, 41% avaliaram a situação econômica global positivamente. Para a Ipsos, os dados mostram que o mundo está em recuperação, uma vez que o número registrado em novembro desse ano é apenas 4 pontos percentuais menor do que o de abril de 2008, ou seja, do período pré-crise.


O consumidor brasileiro é o sétimo mais otimista. Com a avaliação positiva de 64%, o País fica atrás apenas da Índia (88%), Arábia Saudita (81%), Suécia (75%), China e Austrália (ambas com 74%) e Alemanha (67%), que ultrapassou pela primeira vez o Canadá (63%) e registrou a maior porcentagem desde que o levantamento começou a ser realizado, em 2007.


Entre os mais pessimistas estão os japoneses (apenas 6% de otimismo), seguidos pelos húngaros e espanhóis (7%) e italianos (11%).


Na avaliação por região, os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) apresentaram os melhores resultados gerais (64%).

REGIERUNGonline / Ute Grabowsky
REGIERUNGonline / Ute Grabowsky