Consumidor brasileiro não deixa de comprar

O mercado de eletroeletrônicos está superaquecido e o consumidor está “de bom humor”, é o que afirmou nesta quarta-feira (17) a consultoria alemã especializada em varejo GfK Retail and Technology, em uma conferência na cidade de São Paulo. No mundo, o setor deve crescer 13% até o final de 2010, alcançando € 625 bilhões em vendas. A América Latina segue a tendência mundial.


De acordo com José Guedes, diretor geral da GfK, apesar da alta taxa de juros (10,75% em julho), o consumidor brasileiro não deixa de comprar produtos eletroeletrônicos (computadores, celulares, eletrodomésticos, televisores, câmeras digitais, entre outros). Isso se deve principalmente à baixa taxa de desemprego no País (8,6%) que deixa o brasileiro otimista e incrementa o consumo nacional.


Além disso, dados do último Censo do IBGE mostram que o Brasil ganhou 17 milhões habitantes nos últimos 10 anos, o que para o varejo significa milhões de novos consumidores. A economia nacional também é vista de forma favorável por todo o País. Por tudo isso, os especialistas acreditam que o Brasil é sim a bola da vez.


Destaques


No geral, a chamada linha marrom passou a ser o grupo de produtos mais importante para o varejo de eletroeletrônicos em 2010, representando 26% do faturamento total no período analisado. Nesta categoria se encaixam os televisores, aparelhos de DVD, som, filmadoras, MP3/MP4 e GPS.


Segundo a consultoria, o televisor de tela fina já é o produto mais desejado em todas as classes sociais. No mundo todo, ele responde sozinho pela maior parte dos negócios da linha marrom. A expectativa é que as vendas de televisores de LCD e plasma cresçam de 50% a 60% em 2011.


Entre os produtos que mais cresceram na comparação janeiro a agosto de 2010 com o mesmo período do ano passado, aparecem os televisores de tela fina (85%), os computadores (57%) e as câmeras digitais (51%). A região que mais contribuiu para esse resultado foi o interior do estado de São Paulo.


A telefonia móvel também obteve bons resultados e deve alcançar € 623 bilhões em vendas até o final do ano. O destaque fica para os smartphones, cujas vendas entre janeiro de 2009 e 2010 saltaram 289% no Brasil.


Perfil


Os dados da GfK apontam que o brasileiro tem ganhado cada vez mais intimidade com a alta tecnologia. Dos entrevistados pela consultoria, 72% possuem aparelho de DVD, 79% têm celulares e 53% têm computadores. A queda no preço médio final é o que garantiu o acesso do consumidor a esses produtos.


Além disso, o aumento da presença da população na internet tem impulsionado as compras pela rede (e-commerce), que já representam 4% das vendas totais do varejo no Brasil. A tendência é que as compras por celular (M-Commerce), os clubes de compra e compras coletivas ganhem cada vez mais importância nos próximos anos.


 


 

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