Confiança na Alemanha sobe após nove meses


Após nove meses de queda contínua, o índice de confiança na economia da Alemanha, medido pelo Instituto Zew de estudos econômicos europeus, registrou leve aumento em comparação ao mês de novembro, passando de -55,2 para -53,8 pontos.



O resultado foi considerado surpreendente pelos analistas, que previam uma piora para -55,5 pontos, mas o valor atual ainda está abaixo da média histórica do indicador do Zew, que é de 24,6 pontos.



De acordo com especialistas, a incerteza refletida pelo saldo negativo do índice se deve à crise da dívida na zona do euro. “Aparentemente, os especialistas no mercado financeiro esperam que a atividade econômica da Alemanha desacelere nos próximos seis meses”, disse o presidente do Zew, Wolfgang Franz.



Também foi divulgado um subíndice que avalia as condições atuais da economia da Alemanha, apresentando um recuo de 7,4 pontos se comparado a novembro, caindo para 26,8 pontos.



No entanto, depois que a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciaram uma nova união fiscal para a União Europeia, as expectativas econômicas para a zona da moeda comum registraram um avanço de 5 pontos, passando para -54,1.

SXC
SXC