Confiança do empresariado alemão acalma mercados


Nesta quinta-feira (24), as bolsas de valores europeias voltaram a operar em alta, após a queda registrada na data de ontem. Principal motivo para a recuperação é o resultado positivo do índice Ifo, que mede o clima para negócios no país.



Depois do fracasso do leilão de bônus feito pelo governo alemão ontem, o indicador foi recebido como um alívio pelo mercado financeiro. Com isso, as bolsas registraram alta de 0,39% em Londres, 1,31% em Paris e 1,28% em Frankfurt.



Segundo resultado da pesquisa realizada com 7 mil executivos alemães, houve um aumento no índice de confiança dos negócios, que subiu de 106,4 pontos em outubro para 106,6 pontos em novembro. Esta é a primeira alta após uma sequência de quatro quedas consecutivas no índice, que alcançou o nível mais alto dos últimos seis meses.



Também hoje divulgado, o relatório da Agência Federal de Estatísticas (Destatis), confirmou um crescimento da economia alemã em 0,5% no terceiro trimestre do ano. O desenvolvimento positivo, já previsto pela instituição, foi apontado como resultado do aumento do consumo das famílias e empresas.



Projeções otimistas



Outro estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas de Colônia (IW, sigla em alemão), também apresentou um balanço positivo da indústria alemã. Quando comparada com o ano anterior, 46% do empresariado considera ter melhorado a situação econômica de sua empresa.



Ainda, segundo o resultado da pesquisa de conjuntura, mais da metade dos empresários está otimista quanto aos negócios no próximo ano. Cerca de 30% deles prevê um crescimento da produção. Além disso, grande parte das empresas antecipa uma taxa de emprego estável, enquanto 25% contam que pretendem aumentar o seu quadro de funcionários em 2012.

SXC
SXC