Competitividade brasileira cai seis posições

Segundo o Instituto Internacional para Desenvolvimento de Gestão (IMD) em seu Índice de Competitividade Mundial 2011 (WCY), o Brasil está menos competitivo no mercado do que no ano passado. O País caiu seis posições e passou para a 44ª colocação no ranking, terminando a sequência de ascensão iniciada em 2007.


A análise de 60 países e regiões econômicas aponta também as formas de cada nação criar e sustentar a competitividade de suas empresas. O dinamismo da economia e gestores competentes são considerados no relatório os principais atrativos do Brasil. As menores pontuações foram para os quesitos “Forte Rede em Pesquisa e Desenvolvimento” e “Falta de Corrupção”.


Entre os 20 subfatores relacionados no relatório, o Brasil se destaca em “Investimentos Internacionais”, subindo da 42ª posição para a 19ª. Já no ranking de preços a queda de posições foi significativa, da 39ª para 51ª.


O Índice de Competitividade Mundial 2011 é liderado por Hong Kong e pelos Estados Unidos. A Alemanha teve um forte arranque e conquistou seis posições alcançando o 10º lugar. Segundo os especialistas, o país deve esse resultado ao dinamismo das exportações e ao mercado de trabalho flexível.

SXC
SXC