China lidera investimentos na Alemanha


No ano passado, a China foi o maior investidor estrangeiro na Alemanha. Um levantamento feito pela agência alemã Germany Trade & Invest (GTAI), mostra que 158 empresas daquele país se instalaram em solo alemão em 2011.



Como o levantamento não foi feito em 2010, não há base para comparação. Mas, no total, há 1 mil empresas chinesas em operação na Alemanha, país que concentra a metade de todos os investimentos feitos pela China na Europa.



Os Estados Unidos aparecem na segunda posição do ranking, com 110 novos investimentos na Alemanha no ano passado. A Suíça (91) está na terceira posição, e a França (53) na quarta.  No total, 827 empresas estrangeiras se estabeleceram na Alemanha em 2011, número 13% superior ao do ano anterior.



Apesar da liderança chinesa, as empresas europeias, juntas, representam quase a metade dos investimentos feitos na Alemanha. “Isso se deve ao fato de a União Europeia ser o principal parceiro comercial da Alemanha. O surpreendente é que cerca de 30% dos investidores vêm da Ásia e apenas 15% são dos Estados Unidos”, comentou o diretor executivo da GTAI, Michael Pfeiffer.

Snooker in Berlin
Snooker in Berlin