Céu de brigadeiro na avaliação da conjuntura alemã

Pela terceira vez consecutiva, o clima empresarial na indústria e no comércio da Alemanha  teve avaliação positiva. É o que indicam os resultados da pesquisa de clima relativa ao mês de julho, realizada pelo Ifo Institute de Munique. “Cidadãos e empresários podem continuar a vislumbrar o futuro com otimismo. A economia alemã mantém a sua rota de crescimento”, afirmou o Ministro da Economia da Alemanha, Phillip Rösler. “Apesar das dificuldades conjunturais, a Alemanha continua a ser uma âncora para a estabilidade europeia e o motor de crescimento da região” concluiu o político.

A pesquisa mostra que o índice geral de avaliação de clima entre os empresários chegou a 106,2 pontos, um aumento de 0,3 pontos em relação aos resultados de junho. Na avaliação geral da situação atual o índice foi de 110,1 (109,4 em junho) e  quanto às expectativas foi de 102,4 (102,5 em junho).

No setor industrial, a avaliação do clima melhorou ligeiramente. As expectativas para os negócios se mantiveram positivas. A utilização da capacidade industrial instalada subiu um ponto percentual. As perspectivas quanto às exportações, que tiveram uma forte alta em junho, caíram ligeiramente. Mesmo assim, as companhias continuam confiantes quanto aos impulsos  que as exportações poderão trazer aos seus negócios.

No setor comercial, o índice de avaliação do clima subiu tanto no atacado, quanto no varejo, mas no  setor de construção, continuou em queda. Os empreiteiros estão mais cautelosos quanto ao futuro desenvolvimento de seus negócios do que em junho

A pesquisa de clima do Instituto Ifo é realizada mensalmente, contatando 7 mil empresários de vários setores da economia. Ela levanta informações sobre a situação atual dos negócios e como estão as expectativas para os próximos três meses.

 

Flickr / Creative Commons - slacabos
Flickr / Creative Commons – slacabos