Cervejas Weltenburger serão produzidas no Brasil

A cerveja alemã Weltenburger, criada na cervejaria de mosteiro mais antiga do mundo, chegará ao mercado brasileiro no final do mês. Trazida pelo Grupo Petrópolis – terceiro maior fabricante de cervejas do Brasil e dono das marcas Crystal, Lokal, Itaipava, TNT, Black Princess e Petra –, ela será produzida na fábrica de Teresópolis (RJ), utilizando as mesmas receita e matéria-prima do mosteiro.


Para preservar o sabor típico da bebida, a fábrica brasileira passará por constantes vistorias e as diversas amostras do produto, assim como as cervejas de mercado, serão levadas para a Alemanha para serem analisadas e degustadas. A opção pela produção local foi feita por garantir o frescor da cerveja devido à facilidade no transporte, além de não elevar o preço final do produto. “Como nós já temos uma linha de cervejas especiais, que é a linha Petra, estamos capacitados para a produção dessa linha de cervejas alemãs”, diz Douglas Costa, gerente de marketing do Grupo Petrópolis.


No País, serão produzidos quatro tipos da cerveja, iniciando pela Barock Dunkel (cerveja puro malte escura tipo abadia). As demais serão lançadas na sequência.


Mercado


A novidade fortalece a participação do Grupo Petrópolis no mercado de cervejas premium, além de trazer para os consumidores brasileiros uma marca com tradição milenar na Alemanha e uma nova linha de produtos de alto padrão. Como ressalta Costa, “a expectativa de venda no crescente mercado brasileiro é animadora”.


Uma pesquisa de mercado encomendada pelos fabricantes mostra que, nos últimos três anos, esse setor cresceu 20% no Brasil, enquanto o crescimento da indústria de cervejas ficou em 4%.


História


Instalada num mosteiro beneditino a 90 km de Munique, a Weltenburger está localizada na região produtora de cervejas mais tradicional do planeta, a Baviera. Calcula-se que nessa porção sul do território alemão estão localizadas cerca de 627 produtoras de cerveja, quase a metade das 1302 existentes no país.


Embora o rótulo da marca traga o símbolo dos monges e a data de 1050, há versões que defendem que a Weltenburger iniciou suas atividades no ano 600, com a chegada dos monges beneditinos no local. Ainda assim, é o registro mais antigo de elaboração da bebida na Alemanha, o que torna a Weltenburger a cerveja de mosteiro mais antiga do mundo.

Divulgação/Grupo Petrópolis
Divulgação/Grupo Petrópolis