Carga tributária é alta para 95% da população

A maior parte dos brasileiros está insatisfeita com o volume da carga tributária no País. Segundo a pesquisa “Impactos dos Tributos sobre a População”, realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), 95% da população considera que as taxas e os impostos cobrados no Brasil são altos ou muito altos e 82% crê que sua redução seria vantajosa.


O objetivo da pesquisa, realizada nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, foi avaliar o nível de conscientização da carga tributária no Brasil. Se ela fosse eventualmente reduzida, os entrevistados citaram que os maiores benefícios seriam o aumento da renda (55,7%), do consumo (32,9%), a diminuição dos preços (29,3%) e crescimento da oferta de empregos (26,2%).


Caso o total liberado por essa queda fosse de 5% do orçamento familiar, 44,3% dos entrevistados poupariam o dinheiro, enquanto 37% utilizariam essa renda para consumir mais e 18,7% quitariam suas dívidas. A carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo, sendo responsável por 36,4% do Produto Interno Bruto do País.

SXC
SXC