Café brasileiro com mais qualidade

O café brasileiro terá, a partir de agora, uma garantia de sabor e qualidade. O Ministério da Agricultura assinou nesta segunda-feira (24), Dia Nacional do Café, uma Instrução Normativa que estabelece critérios rígidos para garantir a qualidade do produto oferecido ao consumidor. As novas regras são válidas para o café torrado em grão e para o café torrado e moído.


A medida, que começará a vigorar em nove meses, define exigências de percentual máximo de impurezas, além de um padrão básico de sabor, aroma e fragrância. Agora, o café produzido no Brasil ou o importado só poderá ter, no máximo, 1% de impurezas. A presença de umidade no grão torrado ou moído também não poderá ultrapassar 5%.


Quando a medida entrar em vigor, o controle será feito por fiscais do Ministério. Serão coletadas amostras (embalagens fechadas) de diversas marcas presentes no comércio varejista ou na indústria que serão encaminhadas a um laboratório oficial ou credenciado para análises.


Curiosidade


O café une Brasil e Alemanha: um é o maior produtor e exportador mundial e o outro é o segundo maior importador de café do mundo. Em 2009, o grão foi o principal produto brasileiro exportado para a Alemanha e rendeu US$ 4,27 bilhões com as vendas externas realizadas principalmente para Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão.

SXC
SXC