BRIC liderará crescimento do mercado de veículos

De acordo com a 15ª Pesquisa Global da Indústria Automotiva, realizada pela KPMG International, os países emergentes, liderados por Brasil, Rússia, Índia e China, deverão ser os propulsores do mercado automotivo nos próximos dez anos. 85% dos participantes do estudo afirmam que o maior crescimento deste segmento até 2025 acontecerá no BRIC. Além disso, sete em cada dez montadoras esperam que o aumento das vendas dos próximos cinco anos venha desses países.

“Como o BRIC aumentou sua participação no mercado global, os executivos do setor automotivo, tanto fabricantes como revendedores, devem se preparar para aproveitar o incrível potencial destas economias a longo prazo”, afirma Charles Krieck, sócio-líder da prática de Indústria Automotiva da KPMG no Brasil

Na pesquisa deste ano, os respondentes mostraram-se ainda mais otimistas em relação ao fato de os fabricantes do BRIC estarem aumentando o volume de exportação. Quarenta e três por cento dos participantes acreditam que o Brasil ultrapassará a marca de um milhão de veículos exportados entre os próximos três e cinco anos; 38% dizem que essa marca será atingida entre seis e nove anos e 8% afirmam que em apenas dois anos o país exportará tal quantidade de automóveis.

Aumento nas vendas on-line

O futuro das revendas de automóveis causa controvérsias entre os respondentes. Um pouco mais da metade (53%) acredita que os modelos tradicionais de revendas de automóveis não funcionarão no futuro, e espera-se que os varejistas on-line e os fornecedores multimarcas cresçam de forma significativa.

Para 71% dos participantes da pesquisa, a importância do modelo on-line para as vendas de automóveis aumentará já em 2014. Curiosamente, somente 60% dos comerciantes que participaram da pesquisa sentem que este caminho terá sucesso, sugerindo uma relutância em reconhecer que as vendas através da internet estão em alta.

Mobilidade urbana

Diante do crescimento da população mundial, os padrões de uso e de propriedade de veículos estão mudando, e soluções de mobilidade, como o compartilhamento do carro, estão se tornando cada vez mais populares.

“A crescente tendência de carros autônomos poderá causar um impacto positivo sobre o desenvolvimento das soluções de mobilidade, talvez eliminando a necessidade de ter um segundo carro”, analisa Krieck.

Aproximadamente metade dos respondentes sente que as soluções de mobilidade podem ser lucrativas ao longo dos próximos cinco anos.

CCommons/Ben McLeod
CCommons/Ben McLeod